PRÁTICA – CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DOS SÓLIDOS E SOLUÇÕES
Professores: Alan e Joca
Introdução
Corrente elétrica é o fluxo
ordenado de elétrons livres em um
condutor. Sendo assim, para que ocorra condução de corrente elétrica em
um circuito é necessário que em toda sua extensão existam cargas
elétricas e que estas possam se movimentar de forma ordenada.
Um material é dito condutor se
for capaz de efetuar um transporte de carga elétrica sob a forma de uma
corrente elétrica. Já um material é dito isolante quando não for
capaz de conduzir ou conduz pouquíssima corrente elétrica.
Algumas substâncias quando dissolvidas
em água formam soluções que conduzem corrente elétrica, estas
soluções são classificadas como condutores.
Objetivos:
Ø Classificar alguns
materiais como condutores ou isolantes;
Ø Classificar
substâncias como eletrólitos ou não eletrólitos.
Material
Ø Conjunto testador de
eletricidade Pequenos pedaços de
papel, ferro, borracha, madeira e cobre.
Ø Sal de cozinha Açúcar; vinagre, solução de NaOH, solução de HCl.
Ø 2 béqueres de 100 mL. Leite de magnésia, água destilada.
Procedimento experimental:
1. Junte os dois fios do testador de condutividade para fechar o circuito e
verifique se a lâmpada acende.
2. Teste a condutividade dos
materiais da Tabela 1:
Material
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A lâmpada acendeu? Sim ou Não
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Papel
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Pedaço de Ferro
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Borracha
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Madeira
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Fio de Cobre
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3. Teste a condutividade das
substâncias da Tabela 2:
Material
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A lâmpada acendeu? Sim ou Não
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Água destilada
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Sal de cozinha - NaCl
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Açúcar - C12H22O11
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Solução de NaCl
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Solução de C12H22O11
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4. Teste a condutividade das
substâncias da Tabela 3
Material
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A lâmpada acendeu? Sim ou Não
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Solução de HCl 1M
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Vinagre
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Solução de NaOH 1 M
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Leite de magnésia
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Discussões:
1 – Classifique os materiais da tabela
1 como condutores ou isolantes.
2 – Classifique as substâncias da tabela
2 como condutoras e não condutoras. Explique por que o sal não conduz corrente
elétrica no estado sólido, mas conduz corrente elétrica em solução aquosa.
3 – Dependendo da intensidade do brilho
da lâmpada, podemos distinguir um eletrólito forte de um fraco. Baseado nos
resultados da tabela 3 classifique os eletrólitos como fracos
ou fortes.
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