Professores: Gerusia e Alan
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
CULTIVANDO BACTÉRIAS - Resultado das contaminações nas placas de petri.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Professores: Gerusia e Alan
Professores: Gerusia e Alan
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
CARACTERÍSTICAS DAS REAÇÕES QUÍMICAS- EJA-EIXO V. Parte II. Professores: Rita Nunes ,Rosângela Rocha e Alan Vilares
OBJETIVO: Observar o desprendimento de gás, precipitação de um sólido e mudança de cor, como características que evidenciam as reações químicas.

A professora Rita orientando seus alunos para a aula prática
....e principalmente a produção do gás hidrogênio.
Melhor visualização dos precipitados hidróxido de cobre II e do hidróxido de ferro III das reações ( parte I ).
2 NaOH + 2 Al + 2 H2O → 2 NaAlO2 + 3 H2 |
A reação acontecendo, tendo como reagentes solução de hidróxido de sódio e alumínio, conforme equação representada na foto ao lado
Os alunos observando a produção do aluminato de sódio (NaAlO2).

CARACTERÍSTICAS DAS REAÇÕES QUÍMICAS- EJA-EIXO V. Parte I. Professores: Rita Nunes, Rosângela Rocha e Alan Vilares
OBJETIVO: Observar o desprendimento de gás, precipitação de um sólido e mudança de cor, como características que evidenciam as reações químicas.
O aluno prepara os reagentes: as soluções aquosas de sulfato de cobre II e hidróxido de sódio.
Preparando a solução aquosa do cloreto de ferro III para reagir com a solução aquosa de hidróxido de sódio.
CuSO4(aq) +
2NaOH(aq) > Na2SO4(aq) +
Cu(OH)2(s)
|
No procedimento, a solução aquosa de hidróxido de sódio é adicionada a solução aquosa de sulfato de cobre II.
Observe a formação do precipitado, ou seja, a substância hidróxido de cobre II (sólido) sendo formada, conforme representação da equação química na foto ao lado.
Reação acontecendo, onde a solução aquosa de hidróxido de sódio é adicionada a solução aquosa de cloreto de ferro III. Observe a formação do precipitado, ou seja, a substância hidróxido de ferro III (sólido) sendo formada, conforme representação da equação química na foto ao lado.
As soluções ácidas e básicas foram identificadas, utilizando como substância indicadora a fenolftaleína. Na foto ao lado, foi observado experimentalmente que a solução é básica, devido a mudança de cor para rosa.
No experimento ao lado, observe a solução com coloração azul, onde a substância indicadora utilizada foi azul de bromotimol, caracterizando assim uma solução básica. O azul de bromotimol em meio ácido, torna-se a coloração amarela.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
CULTIVANDO BACTÉRIAS(PARTE I). EJA EIXO IV - ETAPA 3. Professores: Gerúsia e Alan
Ao encontrar um ambiente capaz de fornecer
nutrientes e condições para o desenvolvimento, os microrganismos se instalam e
aparecem.
Esse ambiente pode ser alimentos mal embalados
ou guardados em local inadequado. O mesmo acontece com o nosso organismo: sem
as medidas básicas de higiene, ele torna-se um excelente anfitrião para
bactérias e fungos.
Nesta experiência, será possível ver bactérias e fungos que vivem em seu corpo se multiplicarem utilizando como meio de cultura gelatina sem sabor.
Objetivo
Mostrar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura.
Aquecedor
Quatro placas de petri
Um Béquer
Cotonetes
Água deionizada
Gelatina em pó
Açúcar
Procedimentos
Com cuidado para não se queimar, jogue um pouco da água filtrada
fervente nas placas de petri, realizando assim a semi-esterilização.
Prepara o meio de cultura, adicionando duas colheres de gelatina,
duas de açúcar e água aquecida no béquer.
Após a gelatina esfriar, divida a mesma igualmente
entre as quatro placas. Tampe, espere esfriar mais um pouco até a gelatina ficar bem consistente.
Utilize etiquetas para identificar as placas de petri com as denominações: “saliva”, “suor”, “cédula de dinheiro” e “controle”.
Pegue um cotonete e esfregue na boca até ficar bem úmido. Esfregue delicadamente esse cotonete na superfície da gelatina da placa onde está escrito “saliva”.
Pegue o cotonete e esfregue entre os dedos. Esfregue esse cotonete na superfície da gelatina da placa onde está escrito “suor”.
Pegue o cotonete e esfregue na cédula. Esfregue esse cotonete na superfície da gelatina da placa onde está escrito “cédula”.
Não faça nada com a placa do controle. Vai ser utilizada como parte comparativa.
Guarde as quatro placas em lugar fresco e sem luz do sol direta.
Esperar cerca de 2 a 3 dias e observe. Registrar o que está acontecendo.
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